A tecnologia a serviço do homem contemporâneo


Imagem de Picjumbo por Pixabay

DISSERTAÇÃO PREMIADA COM UM DIPLOMA PELA FUNDAÇÃO ASSIS CHATEAUBRIAND NUM CONCURSO DE REDAÇÃO

Nível: Intermediário
Atualizado: 10/07/2022
A TECNOLOGIA A SERVIÇO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO

          A necessidade de organizar muitas informações e realizar tarefas com maior rapidez e eficiência, num curto espaço de tempo, levou o homem a criar, a partir do séc. XX, uma máquina eletrônica avançada, versátil e super potente que ficou conhecida como computador. Ele recebeu este nome porque, através deste equipamento, o usuário será capaz de fazer cômputos, ou melhor, cálculos e operações de forma muito veloz. O computador é um "cérebro", composto por circuitos eletrônicos, que fornece ferramentas ao usuário, através dos softwares, capacitando-o para processar textos, analisar e armazenar dados, resolver problemas aritméticos em segundos e fazer cálculos. Inclusive, caso ele seja equipado com um provedor, um modem e uma linha telefônica, possibilitará ao usuário ou peopleware, quando este acessar a Internet, fazer consultas e movimentar a sua conta bancária, fazer compras, visitar museus e bibliotecas, fazer pesquisas escolares e até conversar com pessoas do mundo todo. Uma vez que o equipamento também possua uma secretária eletrônica e fax, o usuário poderá agendar compromissos e telefones e enviar documentos á distância. Enfim, de uma forma ou de outra, o hardware pode ser usado na administração de negócios, na educação, no governo, na saúde, na indústria e na ciência. E, ele vem adquirindo cada vez mais espaço na vida das pessoas á medida que as empresas vão sendo informatizadas e seus equipamentos se sofisticam. Por todas estas razões, atualmente, o computador tem proporcionado ao homem comodidade, facilidade e conforto, tornando-se tão importante e essencial ao mundo moderno quanto o telefone, a máquina de lavar, o forno microondas, o livro e o estetoscópio.
 
          A modernidade e a tecnologia tem equipado os computadores com programas cada vez mais sofisticados. Assim que eles são instalados oferecem ferramentas indispensáveis à realização de qualquer tarefa, trabalho ou projeto. Como, por exemplo, convites, cartões de visita, cartas oficiais, trabalhos escolares e documentos em geral. Estes softwares possuem aplicativos ou acessórios que auxiliam o usuário na redação de textos e documentos, na criação de logotipos, nas planilhas eletrônicas e nos cálculos que exijam maior precisão. Existem muitos tipos de softwares. Alguns deles dedicados ao entretenimento como os jogos e outros dedicados á educação.
 
        Dentre os softwares, jogos e CD-ROM’s educativos, pode-se destacar aqueles utilizados como auxiliares no ensino e os específicos para aplicações didáticas. Eles estimulam a aprendizagem, ajudando a aumentar o interesse pelas aulas e consequentemente, a eficiência da escola. Por outro lado, eles também ajudam o professor na criação e organização de seu material didático como, por exemplo, a impressão de testes e exercícios. Através dos programas e CD-ROM’s, os alunos ou "micreiros" apresentam melhor os seus trabalhos escolares, permitindo a eles fazer simulações de experiências e obter um número inesgotável de informações. Todavia, estes recursos de ensino não substituem os educadores, pois eles têm o papel de orientar os seus alunos nesta infinidade de dados. Para isso, eles precisam elaborar um projeto pedagógico, adotar uma metodologia e/ou aplicar uma teoria como, por exemplo, o construtivismo. O planejamento aliado ao uso de um recurso didático como o computador pode elevar o nível de qualidade do ensino-aprendizagem. Para mostrar a eficiência do uso do computador em sala de aula, a revista Nova Escola n0 110 cita o exemplo da professora Viki Akiwuni que trabalha numa escola localizada no bairro nova-iorquino do Harlem conhecida como Frederick Douglass. Ela conseguiu bons resultados com os alunos da 7ª série que concentram-se na faixa etária de 12 a 13 anos. Nesta mesma escola, da primeira turma que formou-se em 1997 noventa e seis por cento dos estudantes que usaram o computador como recurso de ensino-aprendizagem entraram para a faculdade. A informática voltada para o ensino entusiasmou até o famoso educador "Paulo Freire". Futuramente, talvez o Brasil também consiga estes resultados, pois algumas escolas já possuem laboratórios de informática como, por exemplo, o Centro de Ensino 07 de Ceilândia-DF.
 
        Infelizmente, a informática (informação automática) faz surgir um novo tipo de iletrado, o analfabeto digital. Por isso, a necessidade de aprender a manipular o computador aumentou, de forma muito significativa, o número de escolas técnicas e centros profissionalizantes oferecendo cursos de computação. Nesta escolas também aumentou a variedade de cursos. Estes cursos abriram portas para novas carreiras e negócios, ou melhor, surgiram novas profissões como o Operador de Microcomputador, Supervisor de CPD, Office 97, Digitador, Telemarketing, Vídeo Maker - que prepara vídeos para o computador e muitas outras. Quanto às profissões de outras áreas, elas começaram a exigir, atualmente, conhecimento em informática. Isso provocou o aumento da concorrência, contudo não diminuiu o índice de desemprego no pais, apesar das entidades filantrópicas, os centros comunitários e as ONG’s - Organizações não governamentais - terem contribuído de forma relevante para diminuir a criminalidade, o consumo de drogas e a pobreza nas comunidades mais carentes, oferecendo cursos de informática gratuitamente.
 
           Além das instituições beneficentes, os computadores são utilizados em todo o tipo de empresas, repartições públicas e órgãos governamentais, mas principalmente em casa. Seja aonde for, o importante é que estas máquinas contribuam de maneira relevante para à saúde, para a educação e para a ciência como os supercomputadores utilizados em grandes laboratórios e centros de pesquisas aeroespaciais assim como a NASA e como os específicos para aplicações médicas como os robôs. E, também, é importante acrescentar que o porte, a dimensão e a capacidade do equipamento vão determinar a velocidade e o ambiente de processamento das informações, adequando-se à necessidade dos usuários.
 
              Suprir a necessidade dos usuários tem sido o objetivo da criação da Rede mundial de computadores - Internet, que proporciona a ele a oportunidade de resolver tudo o que precisa e entrar em contato com quem deseja, sem sair de casa ou do escritório. Basta que o internauta digite o endereço eletrônico e logo estará navegando pelo "Cyberspace". Uma vez que ele esteja procurando emprego, poderá manter o seu currículo na Web ou preencher algumas fichas virtuais à sua disposição em diversos sites. Estes subterfúgios anexados a um e-mail (carta de apresentação) também podem ser enviados às empresas em que o usuário gostaria de trabalhar ou iniciar um bom estágio. Desde que ele já esteja empregado e deseja acessar o site do seu banco, receberá informações sobre todo tipo de movimentações bancárias relacionadas á sua conta e poderá também fazer outras aplicações, investimentos e transferências. Por outro lado, se o internauta não quer aplicar o seu dinheiro e sim gastá-lo basta que ele acesse a rede de compras. Todo tipo de mercadorias são comercializadas nesta rede, desde livros e CD’s até passagens aéreas e reservas em hotéis. Dentre estas mercadorias são comercializadas, roupas, cosméticos e eletrodomésticos nos conhecidos "shopping’s e bazares virtuais". O usuário também pode, se assim ele deseja, presentear alguém muito especial com flores ou garrafas de vinho. Entretanto, se não é nada disso que ele quer e sim adquirir cultura ou fazer pesquisas escolares é só acessar o site de qualquer museu ou biblioteca do mundo. Contudo, se o intenauta estiver precisando somente de bater um bom papo, conhecer pessoas diferentes e fazer novas amizades, a Internet ou World Wide Web (WWW) é o lugar ideal para isso, seja através de Chat ou de E-mail.
 
             A Internet também está sendo muito útil tanto na área da educação quanto na área da saúde. Na educação, existe a Rede Guri que pertence ao projeto escola do futuro da USP onde os alunos podem conectar-se com colegas do mundo todo via newsgroups (grupos de discussão). Na saúde, existem os consultórios virtuais, as páginas de auto-ajuda e os sites científicos que fornecem um leque inumerável de informações sobre doenças, tratamentos, remédios ou métodos anticoncepcionais.
 
          Esta terapia virtual é mais uma opção para quem não tem coragem de expor pessoalmente seus problemas e frustrações, embora não tenha sido comprovada cientificamente a eficácia deste tipo de tratamento. Apesar disso ele, já está a disposição de quem necessita. As consultas ocorrem através de uma conversa em tempo real ou de correspondência, isto é, o paciente conversa com o médio pelo Chat ou envia e-mail’s contendo perguntas. Elas serão respondidas através de outro e-mail remetido pelo profissional. A escolha entre um e outro é do cliente. O importante é que esta terapia traga alento para ele.
 
            A Web, os softwares e os CD-ROM’s põem a disposição do usuário uma quantidade inesgotável de informações diferentes. No entanto, o mais importante é a forma com que estas informações são analisadas. Somente uma análise crítica pode condenar as páginas pornográficas da Web que denigrem a moral e os bons costumes. Enfim, o computador, no mundo moderno, tornou-se muito importante, pois facilita e agiliza o trabalho do usuário que pode fazê-lo em minutos com o auxilio dele o que manualmente levaria anos.

By Margarete

Comentários

Seja Bem-Vindo(a) para compartilhar suas ideias conosco nos comentários! ; )

Arquivo

Contato

Enviar